PESQUISADORES DA UNICAMP CRIAM SPRAY CONTRA COVID-19

Design sem nome (6)
Pesquisadores do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos da UNICAMP desenvolveram um spray capaz de neutralizar o novo coronavírus por três dias.

Trata-se de um processo de recobrimento para máscaras e outros acessórios de proteção, os chamados EPis – Equipamentos de Proteção Individual, capaz de formar uma capa protetora ativa e de ação prolongada que neutraliza o coronavírus por contato.

Chamado de Spraycov, a criação eliminou o coronavírus depois de apenas um minuto e manteve 99,99% de eficácia nas 48 horas seguintes.

A ideia é criar uma barreira ativa que destrua o vírus assim que ele tiver contato com a superfície recoberta.

Com o grupo de pesquisa, nós validamos essa tecnologia e fizemos o patenteamento pela Unicamp. O que nós aguardamos agora é o surgimento de parceiros que queiram levar isso, eventualmente, para comercialização ou mesmo para fabricação para doação, enfim, através de uma larga escala“, explicou Marisa Beppu, professora da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

Outra vantagem apontada pelos pesquisadores é o preço da descoberta. Para cobrir a máscara, o custo, de cada aplicação, seria de aproximadamente R$ 0,02. O produto também poderia proteger vias respiratórias de outros vírus.