OUVIR MÚSICA FAVORITA CAUSA SOBRECARGA DE PRAZER E ARREPIOS

Design sem nome (3)
Você sabia que ouvir a sua música favorita pode realmente causar arrepios e enviar ao seu cérebro uma ‘sobrecarga de prazer’? Pois é! Esta é a conclusão de pesquisadores da França que descobriram a liberação da dopamina, em áreas do cérebro responsáveis pela emoção, movimento e processamento de som, nas pessoas que ouviam suas músicas prediletas.

O levantamento reuniu 18 amantes da música, que relataram sentir calafrios regularmente quando ouviam suas músicas favoritas, a uma máquina de eletroencefalograma, que registra a atividade elétrica no cérebro.

Além disso, segundo os cientistas, a razão pela qual as pessoas têm prazer com a música é fato do cérebro estar antecipando o que vem a seguir.

O que é mais intrigante é que a música parece não ter nenhum benefício biológico para nós… No entanto, a implicação da dopamina e do sistema de recompensa no processamento do prazer musical sugere uma função ancestral da música”, disse o autor do artigo e neurocientista Thibault Chabin da University Burgundy Franche-Comté, em Besançon.

Enquanto esperamos, nossos cérebros estão ocupados prevendo o futuro e liberando dopamina – evolutivamente falando, ser capaz de prever o que acontecerá a seguir é essencial para a sobrevivência’, explicou ele.